Patrocínio:

Apoio:

Realização:

© Todos os direitos reservados. Arte: DesignJusto

Logo_UDP-01.png

VISITE! CONECTE-SE! INSPIRE-SE! PROTEJA!

21 DE JULHO

Parque Nacional de Aparados da Serra - Renato Soares / MTur

Um Dia no Parque é para todos. Basta escolher uma Unidade de conservação, vestir a roupa adequada e participar. As Unidades de Conservação estão em todo o país, sejam federais, estaduais, municipais ou particulares. Aqui você encontra as Unidades de Conservação que participam da campanha e as atividades desenvolvidas. É só escolher a sua.

 

Se você quer participar, mas não tem como visitar uma Unidade de Conservação que faça parte da campanha, não desanime. Você pode visitar uma das inúmeras UCs em todo o país, tanto federais como estaduais, municipais e particulares, as RPPNs.

 

Se você é ligado a aventura, pode buscar um grupo perto de você que promova uma atividade que lhe dê prazer, como trilha, rapel, montanhismo. Já se você prefere Um Dia no Parque mais tranquilo, pode organizar uma caminhada, piquenique ou jogo de vôlei com os amigos ou familiares em um parque em sua cidade.

As Unidades de Conservação oferecem atividades para todas as idades, e todos os estilos. Quer sugestões? Saiba que dá para fazer trilha, montanhismo, caminhada, observação de aves, observação de fauna e flora, slackline, malabares, banho de cachoeira, boia cross, surf, piquenique, empinar pipa, capoeira, ciclismo, limpeza de praia, observação de cetáceos, brincadeiras para crianças. Qual vai ser a sua aventura?

E para mostrar que você participou da ação, publique uma foto ou vídeo usando #UmDiaNoParque.

 

Todas as Unidades de Conservação são convidadas a participar do Um Dia no Parque, tanto federais, como estaduais, municipais e particulares, que podem aproveitar a estrutura para visitação já existente para recepcionar visitantes e desenvolver atividades um pouco mais planejadas. Cada UC tem potencial para diferentes atividades, e é importante aproveitar este privilégio.

Gestores podem inscrever suas Unidades de Conservação pelo e-mail redeprouc@gmail.com, com as seguintes informações: Unidade de Conservação, endereço, nome e contato do responsável, atividades previstas, público-alvo, horário, local.

 

Floresta Nacional de Irati -

Trilha dos Angicos

Parque Nacional das Sempre-Vivas -

Daniel Velho

Se você faz parte de uma associação, coletivo, ONG, empresa de turismo ou de outras áreas, também pode participar.

 

Promova uma atividade

Instituições também podem promover atividades para Um Dia no Parque. É possível organizar atividades voltadas à educação ambiental, como palestras, exibição de filmes, contação de história; atividades físicas, como trilha, yoga, ciclismo, slackline; observação de fauna e flora; de lazer para crianças, como oficina de pipa, desenho, teatro, entre tantas outras.

Esta é também uma oportunidade para empresas promoverem a união entre seus colaboradores e familiares por meio de um passeio. Uma atividade ao ar livre, fora do ambiente de trabalho e promovida pela empresa, pode contribuir para a motivação dos colaboradores.

 

Para participar, organize sua atividade e envie um e-mail para redeprouc@gmail.com com as seguintes informações: nome da instituição ou empresa, Unidade de Conservação, endereço, nome e contato do responsável, atividades previstas, público-alvo, horário, local. Estas informações serão enviadas ao gestor da UC.

 

Dê seu apoio

Você pode participar do Um Dia no Parque dando seu apoio a grupos ou Unidades de Conservação, seja colaborando com a divulgação, seja por meio de doação de produtos e serviços que serão usados nas atividades, como bonés, água, alimentos e até transporte.

Para dar seu apoio, envie um e-mail para redeprouc@gmail.com com as seguintes informações: nome do parceiro, endereço, nome e contato do responsável, forma do apoio. Você pode também entrar em contato diretamente com uma Unidade de Conservação próxima e expressar sua vontade de colaborar, informando como deseja fazê-lo.

 

 

Parque Nacional da Chapada dos

Veadeiros - Cadeira Julietti - 

Fernando TAtagiba

Parque Nacional do Itatiaia - Alana

Conheça o Guia Acampando com Crianças, uma iniciativa do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, com apoio da Coalizão Pró UCs, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), MaCamp e Outward Bound Brasil. A publicação visa contribuir para o desemparedamento da infância, pois a criança precisa da natureza tanto quando a natureza precisa da criança.

 

Vai participar de uma atividade dia 21 de julho?
Então confirme sua participação no evento do Facebook, fique por dentro de dicas e conheça as atividades perto de você.

Parque Estadual da Serra do Mar (SP)
- Rogério Cassimiro / MTur